"A leitura do mundo precede a leitura da palavra." Paulo Freire

#leitura
#reflexão
#escrita...
porque "não basta saber ler que 'Eva viu a uva'. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho". Paulo Freire






terça-feira, 15 de março de 2011

Alunos (as) da turmas 211 e 212. Disciplina- Língua Portuguesa- Agora é só estudar.... Grande abraço a todos. Até a próxima!!!!

Resumo da aula
Dia 15/03/11

è Amigo-secreto- A brincadeira na qual ocorre a famosa troca de presentes deve ser grafada com hífen. Para fazer referência a cada participante, o hífen não é necessário.

Exemplo: O amigo-secreto da empresa será sexta-feira e o chefe é o meu amigo secreto.

èAno-novo (Dicionário Houaiss)- Com hífen designa a celebração e o conjunto de festejos que acompanham a passagem do ano, o réveillon. Sem hífen significa literalmente um novo ano, aquele que se inicia.

è Fatores regionais: é possível notar a diferença do português falado por um habitante da região nordeste e outro da região sudeste do Brasil. Dentro de uma mesma região, também há variações no uso da língua.

è Fatores culturais: o grau de escolarização e a formação cultural de um indivíduo também são fatores que colaboram para os diferentes usos da língua.


è Fatores contextuais: nosso modo de falar varia de acordo com a situação em que nos encontramos: quando conversamos com nossos amigos, não usamos os termos que usaríamos se estivéssemos discursando em uma solenidade de formatura.



è Fatores profissionais: o exercício de algumas atividades requer o domínio de certas formas de língua chamadas línguas técnicas  (médicos, professores....)

è Fatores naturais: o uso da língua pelos falantes sofre influência de fatores naturais, como idade e sexo.

èsigno = significado (é o conceito, a ideia transmitida pelo signo, a parte abstrata do signo) + significante (é a imagem sonora, a forma, a parte concreta do signo, suas letras e seus fonemas)

èLíngua: conjunto de sinais baseado em palavras que obedecem às regras gramaticais.

èSigno: elemento representativo que possui duas partes indissolúveis:  significado e significante.

èFala: uso individual da língua, aberto à criatividade e ao desenvolvimento da liberdade de expressão e compreensão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais exercícios

ESCOLA MUNICIPAL JÚLIO DO CANTO Leia: Qual o impacto causado pelos incêndios na Amazônia e no Brasil? Os incêndios, que se inten...