"A leitura do mundo precede a leitura da palavra." Paulo Freire

#leitura
#reflexão
#escrita...
porque "não basta saber ler que 'Eva viu a uva'. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho". Paulo Freire






quarta-feira, 23 de março de 2011

Turmas 211, 212 e 213- Questões para o "Trabalho Mestre"

TRABALHO AVALIATIVO
1.    Que temas aparecem com mais frequência nas charges em geral?

2. Qual a relação entre uma determinada charge e o contexto histórico no qual foi produzida?

3
. Que valores as charges ou o chargista querem transmitir?

4
. Qual é o conceito de ética implícito nas charges? Pesquisar “ética”.

5. A imagem que as charges transmitem é negativa? Por quê?

6. Os chargistas retratam o mundo que temos ou o mundo com que sonhamos em construir? Por quê?

7
. Você concorda ou discorda da mensagem transmitida pelos chargistas? Em sua opinião elas retratam a realidade? Justifique.

8. É possível perceber a leitura que cada um faz da charge e a leitura que cada um faz do mundo?


9. Pensar sobre o fato de que a informação escrita, ou na forma de imagem, nunca é neutra. A seleção do tema e a forma como este tema é retratado pelo chargista, está intimamente ligada a sua visão de mundo. Por sua vez, a compreensão dos fatos retratados nas charges traz em si os valores e a visão de mundo de cada um. Você concorda com isso?

10. Refletir sobre a realidade política e social em que vivem, entender que ser crítico em relação a essa realidade, lutar por mudanças na construção de uma sociedade e de um mundo melhor é dever de todo cidadão. Você acredita que os chargistas conseguem desempenhar este papel?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais exercícios

ESCOLA MUNICIPAL JÚLIO DO CANTO Leia: Qual o impacto causado pelos incêndios na Amazônia e no Brasil? Os incêndios, que se inten...