"A leitura do mundo precede a leitura da palavra." Paulo Freire

#leitura
#reflexão
#escrita...
porque "não basta saber ler que 'Eva viu a uva'. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho". Paulo Freire






quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Vamos escrever???? Caros alunos, aqui está a oportunidade de melhorarmos nossa produção. Aproveitem os temas sugeridos e escrevam. Abraços da profª. Lisa

Tema- 1
Natalidade desenfreada
        
Desculpem a ira, mas um país minimamente organizado não devia permitir que seus cidadãos tivessem filhos se não lhes fosse garantido dali a 18 anos um lugar no mercado de trabalho
         Está ficando insuportável o nhenhenhém de intelectuais contra uma política de controle de natalidade, severa e punitiva, tornando com essa incompreensão permissivo o nascimento de dezenas de milhões de brasileiros que serão arrasados quando atingirem a maioridade e toparem com um desemprego assassino e desolador.
         Perdoem a imagem, mas só podiam nascer pessoas de acordo com o número de vagas que estivessem disponíveis no mercado de trabalho.
Se crescesse a taxa de desemprego, medidas energéticas de contenção da natalidade teriam de ser tomadas imediatamente pelas autoridades.
         É uma irresponsabilidade dos casais e maior ainda do Estado permitir nascimentos de pessoas que se marginalizarão quando atingirem a maioridade, se já não forem consumidas pela desnutrição, pelo crime e pela prostituição na menoridade. 
(PAULO SANT’ANNA – ZH 26/06/2005)

         Agora, você, está sendo solicitado a opinar sobre controle da natalidade. Você concorda com Paulo Sant’Ana? Defenda seu posicionamento através de um texto dissertativo-argumentativo, com título, redigido entre 20 linhas, no mínimo, e 25 linhas, no máximo. Utilize o rascunho e passe a limpo na folha definitiva com caneta azul ou preta.     


Tema-2

Canudo pela Internet

O ensino a distância avança e já existem mais de 30 mil cursos oferecidos na rede, de graduação e pós-graduação até economia doméstica.
Passados nove anos de sua graduação em filosofia, a professora Ida Thon, 54 anos, enfiou na cabeça que deveria voltar a estudar. Por conta do trabalho no Museu Nacional do Calçado, na cidade gaúcha de Novo Hamburgo, onde mora resolveu ter noções de museologia. Mas para isso deveria contornar uma enorme dificuldade: o curso mais próximo ficava a 1.200 quilômetros de distância, em São Paulo. A solução encontrada não poderia ser mais prática. Ida fez curso sem sair do quarto. O computador foi a sua escola: teve aulas pela internet no site Urbi ad Verbum. “Fiquei muito satisfeita com resultado”, comemora. Casos com esse são cada vez mais freqüentes. O ensino pela web está passando por uma explosão no Brasil e já existem mais de 30 mil cursos online. Há de tudo, desde graduação e pós-graduação a treinamento profissional passando por cursos prosaicos do tipo “planejamento do orçamento doméstico”. (Revista IstoÉ, 15/08/2001)

         Qual é a sua opinião sobre ensino a distância? Você acredita que cursos oferecidos pela web podem formar bons profissionais? Por quê? Elabore um texto de natureza dissertativa-argumentativa, em letra legível de tamanho regular, com título, redigido entre 20 linhas, no mínimo, e 25 linhas no máximo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais exercícios

ESCOLA MUNICIPAL JÚLIO DO CANTO Leia: Qual o impacto causado pelos incêndios na Amazônia e no Brasil? Os incêndios, que se inten...